Como melhorar o trabalho?
Adotar boas soluções ergonômicas também é pensar em economia!
A Ergonomia estuda os diversos fatores que impactam no desempenho do trabalhador, proporcionando segurança, satisfação e saúde durante o seu relacionamento com o sistema produtivo. O aperfeiçoamento do sistema homem-máquina-ambiente pode ocorrer tanto na fase de projeto de máquinas, equipamentos e postos de trabalho (ergonomia de concepção), como em sistemas já existentes (ergonomia de correção).
O primeiro passo é entender as necessidades e as condições do posto de trabalho junto a uma equipe multidisciplinar, mobilizar os trabalhadores sobre as mudanças a serem feitas e os objetivos a serem alcançados.
Por fim, é fundamental gerenciar a mudança, garantindo que as melhorias funcionem no dia a dia.
Mas para realmente melhorar o trabalho devemos considerar o seguinte:
1. Saúde e segurança no trabalho: as exigências do trabalho e do ambiente não devem ultrapassar as limitações físicas e cognitivas do trabalhador, de modo a reduzir os erros, acidentes, estresse e fadiga;
2. Satisfação no trabalho: é o resultado do atendimento das necessidades e expectativas do trabalhador, só ele pode confirmar ou não a adequação das soluções propostas, é o agente das transformações. Os trabalhadores satisfeitos tendem a adotar comportamentos mais seguros e se tornam ainda mais produtivos;
3. Eficiência produtiva: não deverá ser tratada isoladamente, ela virá como consequência de um bom planejamento e organização do trabalho, quando se proporciona saúde, segurança e satisfação ao trabalhador.
E aí? Como está a ergonomia na sua empresa?